SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BORGES, Zulmira Newlands; PASSAMANI, Guilherme Rodrigues; OHLWEILER, Mariane Inês  and  BULSING, Muriel. Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil). Educ. Rev. [online]. 2011, n.39, pp.21-38. ISSN 0104-4060.

Em pesquisa com escolas estaduais na cidade de Santa Maria (RS), em que entrevistamos 20 professoras, observou-se que não existe a preocupação formal com questões de sexualidade na escola. Discriminações e brincadeiras em torno dos que são ou parecem ser homossexuais são geralmente ignoradas. Professoras entrevistadas relatam grandes dificuldades em tratar o tema homofobia em sala de aula. Os dados indicam que é necessário um trabalho educativo com diretoras de escolas e com orientadoras pedagógicas para que estas sejam sensibilizadas para a questão e possam dar suporte para as professoras que tomam para si a tarefa de abordar temas como a homofobia.

Keywords : Homofobia; Sexualidade; Educação; Escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )