SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Homossexualidade, homofobia e a agressividade do palavrão: seu uso na educação sexual escolarDialogue and transformation: embracing sexual diversity in the educational context índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ASINELLI-LUZ, Araci  e  CUNHA, Josafá Moreira da. Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do ensino médio no Brasil entre 2004 e 2008. Educ. Rev. [online]. 2011, n.39, pp.87-102. ISSN 0104-4060.

A discriminação homofóbica no contexto escolar é um problema grave em vários níveis de ensino, e está associada negativamente à percepção dos estudantes sobre o ambiente escolar. O presente estudo utiliza dados de 6.414.302 estudantes com idade entre 16 e 25 anos disponíveis no questionário sócioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio entre 2004 e 2008. São apresentados dados sobre a incidência de três fatores associados à homofobia entre concluintes do ensino médio: (1) sofrer discriminação homofóbica, (2) presenciar discriminação homofóbica e (3) admitir homofobia. A análise da associação entre a homofobia e a percepção dos estudantes sobre sua educação no ensino médio revela que os estudantes que não relatam ter sido alvos da discriminação homofóbica avaliam sua experiência escolar de forma mais positiva que seus pares que sofreram discriminação.

Palavras-chave : Discriminação; Homofobia; Escola; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )