SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Percepções sobre a discriminação homofóbica entre concluintes do ensino médio no Brasil entre 2004 e 2008Challenging homophobia in schools: policies and programs for safe school climates índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MOSCHETA, Murilo dos Santos; NAMEE, Sheila  e  SANTOS, Jucely Cardoso dos. Dialogue and transformation: embracing sexual diversity in the educational context. Educ. Rev. [online]. 2011, n.39, pp.103-122. ISSN 0104-4060.

Embora as recentes políticas de educação no Brasil tenham incluído a sexualidade como tema importante a ser discutido nas salas de aula, elas ainda não efetivamente criaram um contexto educacional onde a sexualidade possa ser discutida de forma positiva, não-discriminatória e sensível as cultura e história do contexto. Este artigo tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento de programas de treinamento para educadores em sexualidade, especificamente para àqueles preocupados com a inclusão de expressões sexuais não-normativas no contexto educacional. A partir de idéias construcionistas-sociais nós delineamos um modelo de treinamento para educadores em sexualidade no qual o envolvimento relacional e o foco no processo criam o contexto para uma educação transformadora. Primeiramente, apresentamos uma breve revisão da educação sexual no Brasil e posteriormente apresentamos os conceitos de comunidades de inteligibilidades e diálogo. Esses dois conceitos nos permitem discutir como os valores são gerados e como eles participam daquilo que tomamos como sendo bom e real. Por fim, inspirados por um de nossos programas de treinamento, nós ilustramos o modelo oferecendo possibilidades de tradução de princípios teóricos em atividades de treinamento.

Palavras-chave : Educação Sexual; Gênero e Sexualidade; Formação Docente; Diálogo; Construcionismo-Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )