SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Dialogue and transformation: embracing sexual diversity in the educational contextO papel da escola e do professor numa situação de não aprendizagem: o que dizem as crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

RUSSELL, Stephen T.. Challenging homophobia in schools: policies and programs for safe school climates. Educ. Rev. [online]. 2011, n.39, pp.123-138. ISSN 0104-4060.

A homofobia nas escolas tem sido foco crescente de atenção científica e do público nos Estados Unidos da América. Um corpo bem estabelecido de pesquisa documenta o bullying, assédio e falta de segurança na escola para estudantes lésbicas gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). Este trabalho deixa claro que a escola e as culturas jovens contemporâneas são caracterizadas por normas rígidas de gênero e sexualidade (incluindo a homofobia e expectativas a respeito da masculinidade, feminilidade e heterossexualidade); sendo que o bem estar de estudantes que não se conformam ou desafiam estas normas é muitas vezes prejudicado. Em anos recentes o foco de análise deslocou-se da situação de cada aluno para o reconhecimento de que o contexto e clima escolares precisam ser entendidos melhor para prevenir o bullying motivado por algum viés e promover a segurança na escola e o bem estar dos estudantes. Durante a última década diversos estudos identificaram políticas, programas e práticas educacionais específicas que promovem climas escolares seguros. Neste artigo reviso o que se sabe sobre políticas e programas que promovem a segurança para estudantes LGBT bem como para estudantes heterossexuais nas escolas. Um corpo crescente de trabalhos indica que as seguintes estratégias estão associadas com climas escolares mais seguros para estudantes LGBT: regulamento detalhado de não-discriminação e anti-bullying; intervenção dos professores quando o assédio ocorre; disponibilidade de informação e apoio sobre questões LGBT para os estudantes; presença de grupos de apoio ou clubes com base na escola (frequentemente denominados "alianças gay-hétero"); e inclusão curricular de pessoas e questões LGBT. No contexto desta pesquisa, discuto vários temas chave a serem considerados por educadores, legisladores e acadêmicos.

Palavras-chave : Clima Escolar; Homofobia; Bullying.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )