SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Futuros educadores ou professores? Um estudo sobre as representações sociais dos acadêmicos de letras da Universidade Federal do Amazonas/Humaitá sobre a carreira docenteEstado, política educacional e direito à educação no Brasil: “o problema maior é o de estudar” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

CALDAS, José Manuel Peixoto. Cidadania, educação e responsabilidade social: percursos biográficos de jovens grávidas em contextos de protecção social. Educ. Rev. [online]. 2011, n.39, pp.257-278. ISSN 0104-4060.

Sexualidade, gravidez e parentalidade jovem são assuntos complexos e de grande debate na modernidade tardia globalizada, jogando questões de liberdade e direitos, a par de regulação e controle social público, constituindo-se, assim em campo de relevância educacional. Este texto revela conhecimento baseado em narrativas de uma jovem portuguesa e outra romena, de 17 e 19 anos, residentes em instituições de protecção social, devido a gravidez e maternidade jovem. Interpretam-se os seus discursos e subjectividades referentes a vivências antes e durante o período de custódia, mas projectando-se além deles. A discussão é enquadrada por relações entre cidadania sexual e íntima e educação, em cada percurso, sem esquecer as regularidades sociais que atravessam as suas vidas e das suas crianças. Discutem-se manifestações e regularidades que relacionam tanto género como poder: desconexão escolar prévia à gravidez, sexualidades desprevenidas e dificuldades em negociar sexo seguro.

Palavras-chave : Juventude; Narrativas Biográficas; Sexualidades; Gravidez Jovem; Instituições de Protecção Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )