SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Cidadania, educação e responsabilidade social: percursos biográficos de jovens grávidas em contextos de protecção social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ARAUJO, Gilda Cardoso de. Estado, política educacional e direito à educação no Brasil: “o problema maior é o de estudar”. Educ. Rev. [online]. 2011, n.39, pp.279-292. ISSN 0104-4060.

O artigo trata das relações entre os problemas de acesso, permanência e qualidade e a configuração histórica do Estado brasileiro e, consequentemente, da política educacional que foi traçada a partir dessa configuração. Destaca as profundas desigualdades sociais e regionais e o correlato processo excludente quanto ao direito à educação no Brasil, tanto do ponto de vista normativo-político, quanto do ponto de vista das dinâmicas intraescolares. As conclusões evidenciam a necessidade de reflexão sobre a dívida histórica do país com a constituição de um sistema nacional de ensino e com a garantia do direito à educação.

Keywords : Estado; Política Educacional; Direito à Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )