SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização do software Google Earth™ em um curso técnico integrado em meio ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

HAGEVIK, Rita A.. Mapping our school site. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.19-33. ISSN 0104-4060.

Mapeando Nossa Escola (MOSS) é um programa no qual estudantes praticam habilidades de cognição espacial com mapeamento de campo e análises usando o Sistema de Informação Geográfica (GIS/SIG). Habilidades espaciais de estudantes da segunda fase do Ensino Fundamental foram avaliadas usando o Levantamento de Experiências Espaciais (SES) e o teste de Visualização Espacial de Purdue (PSVT:R). Outras fontes de dados incluíram entrevistas, apresentação de grupos, conclusões escritas individualmente e análises de mapeamentos. A identificação e habilidade de resolução de problemas aumentaram dramaticamente entre os estudantes conforme eles coletaram avaliaram, relataram e sintetizaram dados ambientais. O programa MOSS combina experiências fora da sala de aula e dentro da sala com o uso de computadores. Esta abordagem foi considerada efetiva para este tipo de estudo de campo.

Palabras clave : Estudo de Campo; Sistema de Informação Geográfica (GIS); Habilidades Espaciais.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )