SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Oficina pedagógica ambiental: proposição de um IQA e utilização do software Google Earth™ em um curso técnico integrado em meio ambienteFormação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

WHITAKER, Diane. Using Geographic Information Systems in science classrooms. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.51-68. ISSN 0104-4060.

Este estudo qualitativo examina o uso do GIS em duas salas de aula da Carolina do Norte, EUA e ilustra uma gama de atividades realizadas para promover pesquisas independentes entre os estudantes. O uso do GIS na sala de aula de ciências possui vários benefícios descritos na literatura. Neste estudo os professores relataram que o GIS é uma tecnologia que os estudantes gostam de usar. Aprendizes visuais acham que o GIS é uma forma de estabelecer relações que podem ser difíceis de explicar com palavras, assim a aprendizagem deles é mais proveitosa e compensadora. O GIS permite ao professor simplificar muitos conceitos científicos. A localização de terremotos, vulcões e a relação com os limites das placas tectônicas é um exemplo do que foi usado em uma aula. Além disso, as tecnologias de GIS permitem que os estudantes pratiquem e melhorem suas habilidades de investigação e de resolução de problemas. Os estudantes selecionam várias camadas de dados para produzir mapas que comuniquem claramente, além de fazer cálculos como os de perímetros de área. Os mapas GIS podem ser vistos como uma tecnologia multifacetada pronta para o uso em currículos e ciências.

Palabras clave : GIS; Educação em Ciência; Implementação; Lições.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )