SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Using Geographic Information Systems in science classroomsUi, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devir índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FLORENZANO, Teresa Gallotti; LIMA, Suely Franco Siqueira  y  MORAES, Elisabete Caria. Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distância. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.69-84. ISSN 0104-4060.

O sensoriamento remoto e o Sistema de Informações Geográficas (SIG) são recursos didáticos de grande potencial para diferentes áreas e níveis de ensino. Para capacitar professores no uso dessas geotecnologias foram criados dois cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados obtidos com esse tipo de capacitação oferecida a professores de escolas da rede pública e privada do Brasil. Para ensinar técnicas de processamento de imagens e SIG, foram preparados para os professores tutorias específicos, bem detalhados. Os materiais e os métodos utilizados mostraram-se adequados, apesar de somente cerca de 50% dos professores terem alcançado um bom desempenho nas atividades propostas. Os resultados obtidos mostraram a necessidade de se investir não só na formação continuada, mas também na formação inicial dos professores.

Palabras clave : Formação de Professores; Educação Básica; Sensoriamento Remoto; SIG; Educação a Distância.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )