SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue40Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distânciaThe development of a constructivist socio cultural model of professional development from 1970s to 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PALMEIRO, Vandamir  and  GIOPPO, Christiane. Ui, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devir. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.85-106. ISSN 0104-4060.

Este artigo relata o processo de investigação para a construção e aplicação de um conjunto de atividades relacionadas à temática água, em um Colégio de Curitiba. Os atores desta investigação são estudantes do Ensino Médio que moram e estudam perto de um curso d'água conhecido como Valetão da Rua Henry Ford. Discutimos, a partir do conceito deleuzeano de devir, o interesse/desinteresse instituídos sobre este valetão, com o objetivo de infectar, dissolver, desconstruir o que foi apagado nas vidas desses estudantes, moradores da comunidade e promover a mobilização para a revitalização do que é de fato, um rio, o rio Pinheirinho.

Keywords : Devir; Educação Ambiental; Deleuze.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )