SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Formação de professores em geotecnologia por meio de ensino a distânciaThe development of a constructivist socio cultural model of professional development from 1970s to 2011 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PALMEIRO, Vandamir  y  GIOPPO, Christiane. Ui, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devir. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.85-106. ISSN 0104-4060.

Este artigo relata o processo de investigação para a construção e aplicação de um conjunto de atividades relacionadas à temática água, em um Colégio de Curitiba. Os atores desta investigação são estudantes do Ensino Médio que moram e estudam perto de um curso d'água conhecido como Valetão da Rua Henry Ford. Discutimos, a partir do conceito deleuzeano de devir, o interesse/desinteresse instituídos sobre este valetão, com o objetivo de infectar, dissolver, desconstruir o que foi apagado nas vidas desses estudantes, moradores da comunidade e promover a mobilização para a revitalização do que é de fato, um rio, o rio Pinheirinho.

Palabras clave : Devir; Educação Ambiental; Deleuze.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )