SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Ui, que nojo! Tem mais é que fechar esse valetão! Um estudo com o conceito deleuzeano de devirDiscursos para o feminino em páginas da revista Querida (1958-1968): aproximações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

STUBBS, Harriett S.. The development of a constructivist socio cultural model of professional development from 1970s to 2011. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.107-123. ISSN 0104-4060.

SCI-LINK: Um modelo de formação continuada de professores teve seu início em meados de 1970. Uma visão geral desse modelo construtivista sociocultural é descrito e referenciado por muitos artigos escritos, enquanto o modelo se expandia ao longo do tempo e incorporava outros programas. SCI-LINK é um modelo fluido. Seus vários projetos componentes e partes foram discutidos em publicações desde 1978 até o momento atual. Esses componentes focalizaram nas informações solicitadas pelos professores sobre novos tópicos ambientais como a chuva ácida, a qualidade do ar, da água, desenvolvimento exagerado de algas perigosas, doenças causadas por mosquitos, urbanização, novas aplicações tecnológicas como o Sistema de Informação Geográfica (GIS), a internet, o uso de computadores em sala de aula, ou no desenvolvimento profissional, tais como: O que é um líder? O que caracteriza um bom professor? Como eu posso me responsabilizar por meu próprio crescimento e desenvolvimento profissional? O Modelo SCI-LINK é "baseado na conceptualização do desenvolvimento profissional fortalecendo indivíduos por meio de um processo no qual eles recebem as ferramentas e a oportunidade para construir seus próprios conhecimentos e significados em um ambiente social de apoio." (HOWE; STUBBS, 1998, p.179).

Palabras clave : Desenvolvimento Profissional; Formação Continuada de Professores; Educação em Ciências.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )