SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40The development of a constructivist socio cultural model of professional development from 1970s to 2011Alfabetização no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SALERNO, Laura Peretto  y  CUNHA, Maria Teresa Santos. Discursos para o feminino em páginas da revista Querida (1958-1968): aproximações. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.127-139. ISSN 0104-4060.

A imprensa feminina desempenha importante papel na educação de mulheres letradas. Nas décadas de 50 e 60 do século XX, as revistas femininas ocupavam um lugar de destaque na vida de suas leitoras, dialogando com elas sobre problemas cotidianos. Eram conselheiras e confidentes; companheiras de lazer. A partir disso é possível afirmar que tais periódicos podem colaborar para a manutenção de determinados padrões, veiculando papéis ditos tradicionais de mulher, de comportamento, de sexualidade e de relações de gênero. As fontes da pesquisa são compostas por 31 volumes da Revista Querida com exemplares que representam os anos compreendidos entre 1958 e 1968. O objetivo da pesquisa com tais revistas seria procurar compreender que modos de comportamento os discursos presentes na coluna Certo e Errado de Querida (1958-1968) teriam contribuído para sugerir e que representações de uma época esses discursos, veiculados nas páginas das revistas selecionadas, ecoaram.

Palabras clave : Educação Feminina; Mídia Impressa; Discursos de Gênero; Representação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )