SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Discursos para o feminino em páginas da revista Querida (1958-1968): aproximaçõesEnsinar e aprender Química: a percepção dos professores do ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Alfabetização no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorial. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.141-158. ISSN 0104-4060.

Este texto tem por finalidade analisar o Regimento Interno das Aulas Publicas de 1.as Letras da Província do Espírito Santo e o método de ensino da leitura e da escrita concretizado nesse Regimento. Para desenvolvimento do estudo, utilizamos a pesquisa documental. O artigo conclui que o uso do método mútuo possibilitou a permanência de modelos tradicionais de ensino da leitura e da escrita baseados no estudo sistemático das letras, das sílabas, da frase e, finalmente, da leitura de textos religiosos e de outros, que visavam à constituição nos indivíduos de sentimentos religiosos e patrióticos. Conclui ainda que a adoção desse método, tendo em vista as condições de funcionamento das escolas, representou a falta de interesse de o Estado agroexportador e escravocrata oferecer condições mínimas de funcionamento das escolas, principalmente quanto à garantia de formação e remuneração adequada dos professores.

Palabras clave : História da Alfabetização; Ensino da Leitura; Ensino da Escrita; Método Mútuo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )