SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Alfabetização no Espírito Santo: o método mútuo ou monitorialMúsicas, mídias e escola: relações e contradições evidenciadas por crianças e adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

QUADROS, Ana Luiza de et al. Ensinar e aprender Química: a percepção dos professores do ensino médio. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.159-176. ISSN 0104-4060.

O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do Estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infraestrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.

Palabras clave : Professores de Química; Experiências Escolares; Problemas Vivenciados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )