SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do ensino médio e o vestibular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

AZEVEDO, Alessandro Augusto de. “Trabalhar com os braços e a cabeça para ver o futuro...”: representações sobre educação a partir de trabalhadores rurais assentados da reforma agrária. Educ. Rev. [online]. 2011, n.40, pp.207-221. ISSN 0104-4060.

Trabalho que discute a educação como objeto de representação social entre trabalhadores rurais assentados da reforma agrária. Nesse contexto, a inserção desses sujeitos marcados pela exclusão de direitos elementares no processo de luta pela terra disseminou a esperança de se iniciar uma nova trajetória de vida a partir da conquista da terra e de outros direitos que se sucedem à posse e à consolidação do assentamento, como: trabalho, renda, escola, um pedaço de terra ou uma casa para morar. A valorização da educação escolar entre os assentados adultos é uma cantiga atravessada por “ruídos” como as trajetórias pessoais de exclusão da escola; a itinerância sistemática - anterior à condição de assentado - que transforma cada novo lugar de chegada em momento de reordenamento da vida e reinserção social; as experiências de refundação do presente que se instaura quando se é acampado e, posteriormente, assentado; e, também, pelo abandono com que os poderes públicos, ao longo dos anos, têm tratado o conjunto de demandas socioeconômico-culturais das populações assentadas. Os dados da análise do edifício representacional que compõe a leitura de mundo dos sujeitos deram-se a partir da aplicação de um teste de associação livre, no qual foi solicitado aos entrevistados que apresentassem três expressões consideradas mais associadas à palavra indutora Educação.

Palabras clave : Educação; Trabalhadores Rurais; Representações Sociais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )