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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

RODRIGUES, David  e  LIMA-RODRIGUES, Luzia. Formação de professores e inclusão: como se reformam os reformadores?. Educ. Rev. [online]. 2011, n.41, pp.41-60. ISSN 0104-4060.

Existe um grande consenso sobre a necessidade de investir na formação de professores para que se possam desenvolver modelos inclusivos na Educação. A Educação Inclusiva deve ser entendida como uma reforma educacional que, para se realizar, necessita que os professores sejam formados em modelos de ensino e comunicação diferentes dos modelos tradicionais. Com base na avaliação que um grupo de estudantes de mestrado em Educação Especial efetuou do seu curso, este artigo discute algumas concepções teóricas sobre formação de professores (nomeadamente o isomorfismo e a infusão) e quatro aspectos centrais da formação de professores para a Inclusão: conteúdos, estratégias de Ensino Aprendizagem, relação teoria-prática e impacto na vida profissional. Conclui-se que é necessário operar uma reforma aprofundada nos cursos de formação para que as pessoas que neles são formadas possam, elas próprias, vir a ser agentes de mudança na escola.

Palavras-chave : Formação de Professores; Educação Inclusiva; Educação Especial.

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