SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Considerações sobre a presença do esporte na educação física infantil: reflexões e experiênciasHeurísticos y racionalidad: la ignorancia beneficia a los estudiantes en algún sentido? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PARO, Vitor Henrique. Autonomia do educando na escola fundamental: um tema negligenciado. Educ. Rev. [online]. 2011, n.41, pp.197-213. ISSN 0104-4060.

Este artigo trata da autonomia (no processo pedagógico e na prática escolar cotidiana) como direito do educando e como requisito imprescindível para a educação de qualidade. É parte de estudo mais amplo sobre a estrutura da escola e se baseia em pesquisa qualitativa realizada em escola estadual localizada na cidade de São Paulo. Aos aportes teóricos provenientes das ciências da educação, o ensaio agrega a análise de dados de entrevistas com educadores e de observações das práticas cotidianas e das atividades pedagógicas desenvolvidas na escola. Da autonomia do educando são ressaltadas as implicações tanto políticas quanto didáticas, para concluir em favor da importância do tema e alertar sobre sua paradoxal negligência pelas políticas públicas educacionais.

Palabras clave : Autonomia do Educando; Ensino Fundamental; Direito à Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )