SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41Autonomia do educando na escola fundamental: um tema negligenciadoConcepções de meio ambiente dos educadores ambientais do Zoológico de Goiânia: implicações nas atividades e contribuições para a formação do sujeito ecológico? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

LOPEZ ASTORGA, Miguel. Heurísticos y racionalidad: la ignorancia beneficia a los estudiantes en algún sentido?. Educ. Rev. [online]. 2011, n.41, pp.215-229. ISSN 0104-4060.

Gigerenzer (2007) pensa que a mente humana não é racional, isto é, que não opera seguindo as prescrições da lógica formal. Para demonstrá-lo, apresenta diversos exemplos de raciocínios de pessoas em situações cotidianas. Neste trabalho, revisamos um dos exemplos apresentados por Gigerenzer (2007), o analisamos criticamente e chegamos a duas conclusões: i) não demonstra que a mente humana é irracional; e ii) nos amostra que a seleção de conteúdos é um aspecto importante na prática pedagógica, pois pode produzir, se não se faz adequadamente, concepções excludentes de determinadas realidades nos estudantes.

Palabras clave : Conteúdos; Exclusão; Lógica; Racionalidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )