SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALO longo e o curto prazo na aprendizagem da matemáticaA pesquisa de intervenção na psicologia da educação matemática: aspectos conceituais e metodológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BRITO, Márcia Regina Ferreira de. Psicologia da educação matemática: um ponto de vista. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.29-45. ISSN 0104-4060.

A apresentação trata da evolução da chamada psicologia da educação matemática no Brasil, traçando os temas e as linhas teóricas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia e Educação Matemática (PSIEM) da FE/UNICAMP, surgido no final da década de setenta. Tendo como pano de fundo o momento no qual eram desenvolvidos esses trabalhos, terão destaque para traçar essa evolução os métodos de pesquisa empregados, os problemas escolhidos e as teorias subjacentes, apontando as dificuldades encontradas. Assim, iniciando com a formação de professores de matemática e com os temas da psicologia educacional que são essenciais para formar "bons pensadores", serão abordados aspectos de desenvolvimento, aprendizagem, ensino, desempenho e avaliação, com ênfase em: aprendizagem de conceitos, solução de problemas, atitudes em relação à matemática e a maneira como esses temas têm sido tratados. Serão ainda apresentados alguns elementos que, de certa forma, têm dificultado a disseminação dos resultados desses estudos.

Palabras clave : Psicologia da Educação Matemática Brasileira; Psicologia e Ensino-Aprendizagem da Matemática; Produção Científica Grupo PSIEM/UNICAMP.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )