SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALA pesquisa de intervenção na psicologia da educação matemática: aspectos conceituais e metodológicosA escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatória índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MAGINA, Sandra. A pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental: contribuições teóricas da psicologia. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.63-75. ISSN 0104-4060.

O presente artigo inicia pela discussão sobre as contribuições que pesquisadores de diversas áreas - psicologia, história, matemática, antropologia, entre outras - trazem para a Educação Matemática. A ênfase será nas pesquisas que tomam por base a psicologia, detendo-se na teoria dos campos conceituais. Para ilustrar sua posição, o artigo apresenta um estudo descritivo realizado com 103 professoras polivalentes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no qual foi pedido para que elas elaborassem quatro problemas de estrutura aditiva. Os resultados são analisados à luz da referida teoria e apontam que a maioria dos problemas elaborados (88,43%) são problemas considerados como protótipos; ou seja, os menos complexos cognitivamente. O estudo conclui que parece não haver uma preocupação, ou compreensão, dos professores em trabalhar problemas que facilitem o entendimento e a expansão do campo conceitual aditivo de seus estudantes.

Palabras clave : Estruturas Aditivas; Professores Polivalentes; Estudo Descritivo; Psicologia Cognitiva; Educação Matemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )