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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MAGINA, Sandra. A pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental: contribuições teóricas da psicologia. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.63-75. ISSN 0104-4060.

O presente artigo inicia pela discussão sobre as contribuições que pesquisadores de diversas áreas - psicologia, história, matemática, antropologia, entre outras - trazem para a Educação Matemática. A ênfase será nas pesquisas que tomam por base a psicologia, detendo-se na teoria dos campos conceituais. Para ilustrar sua posição, o artigo apresenta um estudo descritivo realizado com 103 professoras polivalentes que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental, no qual foi pedido para que elas elaborassem quatro problemas de estrutura aditiva. Os resultados são analisados à luz da referida teoria e apontam que a maioria dos problemas elaborados (88,43%) são problemas considerados como protótipos; ou seja, os menos complexos cognitivamente. O estudo conclui que parece não haver uma preocupação, ou compreensão, dos professores em trabalhar problemas que facilitem o entendimento e a expansão do campo conceitual aditivo de seus estudantes.

Palavras-chave : Estruturas Aditivas; Professores Polivalentes; Estudo Descritivo; Psicologia Cognitiva; Educação Matemática.

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