SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALA pesquisa na sala de aula de matemática das séries iniciais do ensino fundamental: contribuições teóricas da psicologiaEstudo de intervenção sobre a divisão: ilustrando as relações entre metacognição e aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CORREA, Jane  y  OLIVEIRA, Gisele. A escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatória. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.77-91. ISSN 0104-4060.

Este trabalho pretende examinar a relação entre a escrita e a resolução de problemas envolvendo a noção de combinatória. Foram analisadas a dificuldade relativa que os problemas apresentariam para os estudantes e a influência que a descrição dos valores das variáveis no enunciado do problema traria para sua resolução. Foram apresentadas a 279 estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental listas com cinco problemas diferentes envolvendo o raciocínio de combinatória (produto cartesiano, combinação, arranjo e permutação) para serem resolvidas individualmente em sala de aula. Estes problemas foram apresentados sob duas formas: a) incluindo a descrição dos valores das variáveis descritas na situação narrada no problema; e b) com o enunciado tradicional, constando apenas o número de valores das variáveis. A modificação na escrita do texto dos problemas por meio da especificação dos valores das variáveis da situação-problema influenciou o sucesso da resolução dependendo da noção de combinatória envolvida no enredo do problema. A variação no enunciado não produziu qualquer efeito facilitador para problemas considerados muito fáceis (produto de medidas) ou difícil demais para os estudantes (permutação). No caso dos problemas combinação e arranjo, cuja resolução foi influenciada pela escrita do enunciado, a declaração dos valores das variáveis no texto do problema pode se tornar uma estratégia didática produtiva para o desenvolvimento do raciocínio combinatório em crianças e adolescentes.

Palabras clave : Resolução de Problemas; Raciocínio Multiplicativo; Raciocínio Combinatório.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )