SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALA escrita do problema e sua resolução: o entendimento intuitivo acerca da combinatóriaPesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

LAUTERT, Síntria Labres  and  SPINILLO, Alina Galvão. Estudo de intervenção sobre a divisão: ilustrando as relações entre metacognição e aprendizagem. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.93-107. ISSN 0104-4060.

Discute-se um estudo de intervenção conduzido em um contexto experimental em que a interação adulto-criança era marcada por atividades metacognitivas com vistas a auxiliar na superação das dificuldades experimentadas por crianças com o conceito de divisão. As atividades metacognitivas propostas envolviam a tomada de consciência da criança sobre procedimentos adotados na resolução de problemas, sendo associada uma explicitação dos princípios invariantes do conceito de divisão. O estudo consistiu em um pré-teste e um pós-teste aplicado a 100 crianças de baixa renda (8 a 11 anos), alunas do 4.º ano do ensino fundamental de escolas públicas na cidade do Recife que apresentavam dificuldades com a divisão. As crianças foram distribuídas em um grupo controle e em um grupo experimental, havendo as crianças do grupo experimental participado da referida intervenção. As relações entre metacognição e aprendizagem são ilustradas a partir da apresentação e discussão de passagens extraídas das sessões de intervenção. Os resultados mostraram que no pré-teste os dois grupos não diferiam entre si, apresentando o mesmo nível de dificuldade; porém, após a intervenção, os participantes do grupo experimental superaram as dificuldades iniciais, o mesmo não sendo observado em relação aos participantes do grupo controle.

Keywords : Metacognição; Aprendizagem; Conceito de Divisão; Crianças; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )