SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALPesquisas atuais sobre a construção do conceito de número: para além de Piaget?Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PAVANELLO, Regina Maria; LOPES, Silvia Ednaira  y  ARAUJO, Nelma Sgarbosa Roman de. Leitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA). Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.125-140. ISSN 0104-4060.

Neste trabalho analisamos a compreensão leitora de alunos do ensino fundamental (na estrutura regular e no sistema de Educação de Jovens e Adultos - EJA) de enunciados de problemas escolares de Matemática necessária à resolução destes. Os dados para a análise foram coletados por meio de entrevistas realizadas com vinte alunos do ensino fundamental regular (dez alunos da 5.ª série e dez da 8.ª) e dez do EJA (cinco concluintes da Fase I e cinco concluintes da Fase II do ensino fundamental). Nas entrevistas, pautadas no método clínico-crítico de Jean Piaget, foram apresentados aos participantes quatro problemas adaptados de duas das coleções didáticas mais utilizadas pelos professores da região em sala de aula. A análise dos dados foi fundamentada na noção bakthiniana de gênero discursivo e em autores que focalizam aspectos cognitivos da leitura e interpretação de textos como Solé e Kleiman, a comunicação e a linguagem na prática educativa em matemática como Gómez-Granell, e a resolução de problemas como Bacquet e Medeiros. Os resultados mostraram que os participantes apresentavam falhas em sua compreensão leitora conforme os pontos de vista linguístico e matemático e pouca familiaridade com o gênero discursivo "enunciado de problemas matemáticos"; também não tinham noção precisa do significado de resolver um problema e apresentavam dificuldade em reter e manter o controle adequado das informações essenciais dos enunciados.

Palabras clave : Educação Matemática; Leitura e Interpretação de Problemas Escolares de Matemática; Ensino Fundamental; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )