SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALLeitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA)A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

MARANHAO, Cristina  and  MACHADO, Silvia. Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.141-156. ISSN 0104-4060.

O presente artigo objetiva avaliar descritores utilizados em duas pesquisas, na análise de atividades sobre o pensamento proporcional. Ambas partiram dos componentes do raciocínio proporcional divulgados por Post, Behr e Lesh, para suas análises. Por seu objetivo, emprega a metodologia designada de meta-análise qualitativa, conforme Fiorentini e Lorenzato, ao visar resultados que transcendam os daquelas pesquisas. Atingem-se tais propósitos por meio do confronto daquelas pesquisas em sua base teórica, com outros referenciais teóricos propostos por Raymond Duval, Anna Sfard, Geraldo Ávila e Elon Lages de Lima.

Keywords : Proporcionalidade; Pensamento Proporcional; Meta-Análise Qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )