SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALLeitura e interpretação de enunciados de problemas escolares de matemática por alunos do ensino fundamental regular e educação de jovens e adultos (EJA)A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MARANHAO, Cristina  e  MACHADO, Silvia. Uma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcional. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.141-156. ISSN 0104-4060.

O presente artigo objetiva avaliar descritores utilizados em duas pesquisas, na análise de atividades sobre o pensamento proporcional. Ambas partiram dos componentes do raciocínio proporcional divulgados por Post, Behr e Lesh, para suas análises. Por seu objetivo, emprega a metodologia designada de meta-análise qualitativa, conforme Fiorentini e Lorenzato, ao visar resultados que transcendam os daquelas pesquisas. Atingem-se tais propósitos por meio do confronto daquelas pesquisas em sua base teórica, com outros referenciais teóricos propostos por Raymond Duval, Anna Sfard, Geraldo Ávila e Elon Lages de Lima.

Palavras-chave : Proporcionalidade; Pensamento Proporcional; Meta-Análise Qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )