SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALUma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcionalInteragindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.157-171. ISSN 0104-4060.

Neste texto discutimos uma forma de investigação sobre a apropriação da tecnologia pelo professor de matemática e seu uso em sua prática pedagógica. Apresentamos a abordagem instrumental que fornece elementos teóricos apropriados para esse estudo. Esta teoria apoia-se em conceitos da psicologia, em especial na ideia de esquema definida por Piaget e utilizada por Vergnaud, na teoria dos campos conceituais. Serão abordados somente alguns elementos da teoria, os que permitem compreender o uso de um software nas aulas de Matemática. É dada especial atenção ao conceito de gênese instrumental e, para isso, à distinção entre artefato e instrumento, e entre instrumentalização e instrumentação. A partir destes elementos e da distinção que fazemos entre inserir e integrar a tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática são apresentados resultados de uma pesquisa-ação realizada com professores dessa disciplina.

Keywords : Prática Pedagógica de Matemática; Emprego de Software; Instrumento e Artefato; Gênese Instrumental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )