SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALUma meta-análise de pesquisas sobre o pensamento proporcionalInteragindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

BITTAR, Marilena. A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.157-171. ISSN 0104-4060.

Neste texto discutimos uma forma de investigação sobre a apropriação da tecnologia pelo professor de matemática e seu uso em sua prática pedagógica. Apresentamos a abordagem instrumental que fornece elementos teóricos apropriados para esse estudo. Esta teoria apoia-se em conceitos da psicologia, em especial na ideia de esquema definida por Piaget e utilizada por Vergnaud, na teoria dos campos conceituais. Serão abordados somente alguns elementos da teoria, os que permitem compreender o uso de um software nas aulas de Matemática. É dada especial atenção ao conceito de gênese instrumental e, para isso, à distinção entre artefato e instrumento, e entre instrumentalização e instrumentação. A partir destes elementos e da distinção que fazemos entre inserir e integrar a tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática são apresentados resultados de uma pesquisa-ação realizada com professores dessa disciplina.

Palavras-chave : Prática Pedagógica de Matemática; Emprego de Software; Instrumento e Artefato; Gênese Instrumental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )