SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALA abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemáticaAs transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BAIRRAL, Marcelo Almeida. Interagindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemática. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.173-189. ISSN 0104-4060.

Neste artigo analiso interações em um chat com professores de matemática. O foco da análise está nas funções do formador para interagir nesse tipo de bate-papo. É feito um estudo de caso e o chat é considerado a unidade de análise. A aprendizagem é entendida como formas imersivas de interação e de participação no ambiente virtual constituído. A investigação ressalta a importância da dimensão discursiva na constituição das funções do formador. Funções essas que podem ser: criatividade para elaborar atividades; iniciativa para motivar constantemente os indivíduos; solicitação de exemplos, posicionamentos, reflexões coletivas, análises e contrastes; ratificação e relativização de posicionamentos e descobertas; solicitação de informações da prática e promoção de processos autorreflexivos.

Palabras clave : Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Chat; Funções do Formador; Geometria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )