SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALInteragindo, ouvindo o silêncio e refletindo sobre o papel do formador em chat com professores de matemáticaLinguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ALMOULOUD, Saddo Ag. As transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmo. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.191-210. ISSN 0104-4060.

Para ensinar uma noção científica em um dado nível de escolaridade, é necessário que ela seja acessível aos alunos. Portanto, precisa-se transformá-la a partir de um saber de referência que é, em geral, o saber dos especialistas da disciplina (o saber sábio). Neste trabalho, são apresentadas ferramentas teóricas da didática da matemática para estudar as transformações do saber científico em saber ensinado. É tomado como objeto matemático de estudo o "logaritmo". A função logaritmo é uma das noções mais importantes das que integram o currículo do Ensino Médio. Ela tem várias aplicações em diversas áreas de conhecimento tais como: física, química, economia, astronomia, o que justifica sua manutenção nas propostas curriculares de vários países.

Palabras clave : Transposição Didática; Função Logaritmo; Ensino-Aprendizagem; Currículo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )