SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALAs transformações do saber científico ao saber ensinado: o caso do logaritmoRelações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FRANT, Janete Bolite. Linguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.211-226. ISSN 0104-4060.

Este artigo discute a produção de significados para gráficos cartesianos por alunos do ensino médio. Em particular, trata do papel da tecnologia na emergência da compreensão dos alunos de gráficos de distância versus tempo, onde o tempo é um eixo componente do gráfico. Vinte e oito alunos do primeiro ano do ensino médio foram filmados enquanto resolviam uma atividade de esboçar um gráfico cartesiano para uma situação de movimento dividida em três momentos: 1- lendo uma estória e usando lápis e papel; 2 - trabalhando com calculadora gráfica e sensores de movimento; 3 - revisitando o gráfico esboçado em 1. A teoria da cognição corporificada foi utilizada como fundamentação para analisar as produções de significado pelos estudantes sobre o produzido durante essa atividade. Os resultados mostram mudanças na percepção e na construção do eixo tempo, transformando o que antes era abstrato em algo palpável.

Palabras clave : Gráfico Cartesiano; Linguagem; Produção de Significado; Tecnologia como Prótese; Teoria da Cognição Corporificada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )