SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALLinguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianosProblemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do ensino fundamental público author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

HEALY, Lulu  and  FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Relações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.227-243. ISSN 0104-4060.

Neste artigo, exploramos a natureza social e corporificada da cognição matemática, argumentando que a apropriação de práticas matemáticas envolve a coordenação de fala, gestos, objetos materiais e atividades sensoriais. Utilizando um quadro teórico em desenvolvimento, no qual tentamos combinar aspectos das perspectivas socioculturais de Vygotsky e Leontiev, com abordagens mais recentes da neurociência da cognição humana, investigamos como um estudante cego, interagindo com uma professora (pesquisadora), chegou a conhecer aspectos da matemática em questão (simetria e reflexão), por um processo que envolve a simulação mental de experiências passadas. Exploramos também o papel da pesquisadora no sentido de facilitar um tipo de entrelaçamento entre cultura e cognição, convidando o aluno a fazer conexões entre as experiências sensoriais (passado e presente), artefatos de representação e significados matemáticos culturalmente aceitos.

Keywords : Cognição Corporificada e Gestos; Mediação; Aprendizes de Matemática Cegos; Simulação; Simetria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )