SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 númeroNUMEROESPECIALLinguagem, tecnologia e corporeidade: produção de significados para o tempo em gráficos cartesianosProblemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do ensino fundamental público índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

HEALY, Lulu  y  FERNANDES, Solange Hassan Ahmad Ali. Relações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.227-243. ISSN 0104-4060.

Neste artigo, exploramos a natureza social e corporificada da cognição matemática, argumentando que a apropriação de práticas matemáticas envolve a coordenação de fala, gestos, objetos materiais e atividades sensoriais. Utilizando um quadro teórico em desenvolvimento, no qual tentamos combinar aspectos das perspectivas socioculturais de Vygotsky e Leontiev, com abordagens mais recentes da neurociência da cognição humana, investigamos como um estudante cego, interagindo com uma professora (pesquisadora), chegou a conhecer aspectos da matemática em questão (simetria e reflexão), por um processo que envolve a simulação mental de experiências passadas. Exploramos também o papel da pesquisadora no sentido de facilitar um tipo de entrelaçamento entre cultura e cognição, convidando o aluno a fazer conexões entre as experiências sensoriais (passado e presente), artefatos de representação e significados matemáticos culturalmente aceitos.

Palabras clave : Cognição Corporificada e Gestos; Mediação; Aprendizes de Matemática Cegos; Simulação; Simetria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )