SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issueNUMEROESPECIALRelações entre atividades sensoriais e artefatos culturais na apropriação de práticas matemáticas de um aprendiz cego author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

TEIXEIRA, Leny R. M.; CAMPOS, Edileni G. J. de; VASCONCELLOS, Mônica  and  GUIMARAES, Sheila Denize. Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução empregadas por alunos do ensino fundamental público. Educ. Rev. [online]. 2011, n.numeroespecial, pp.245-270. ISSN 0104-4060.

Neste trabalho apresentamos os dados de uma pesquisa que teve por objetivo verificar o desempenho de alunos do 6.° ao 9.° anos do Ensino Fundamental na resolução de oito problemas multiplicativos, envolvendo raciocínio combinatório. Os problemas diferiam em relação à quantidade de variáveis e à quantidade de algarismos utilizados nos fatores. Para tanto, por meio de uma entrevista clínica levantamos as principais estratégias e erros produzidos por 40 alunos de duas escolas públicas (A e B) da cidade de Campo Grande-MS, as quais fizeram parte de uma pesquisa mais ampla realizada anteriormente. Os dados revelam que o desempenho foi melhor nos problemas com duas variáveis e com fatores de valores baixos, não havendo diferença de desempenho entre alunos do 6.° e do 9.° anos. De modo geral, as dificuldades que emergiram estavam relacionadas: 1) aos modelos intuitivos que os alunos têm a respeito da multiplicação (em especial o da soma repetida); 2) a estrutura semântica do problema; 3) as preferências numéricas quanto ao tamanho dos números, formas de representar o problema e interpretação do enunciado verbal. Por ser a multiplicação uma operação bastante complexa envolvendo, em sua resolução, processos cognitivos abstratos, acreditamos que o professor precisa conhecê-los para favorecer a aprendizagem dos alunos.

Keywords : Aprendizagem Matemática; Problemas de Combinatória; Processos Cognitivos; Ensino Fundamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )