SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Educação histórica: vontades de mudançaTaking the perspective of the other seriously? Understanding historical argument índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

VALLS MONTES, Rafael. La multiculturalidad en la enseñanza de la Historia y el desajuste entre intenciones educativas y prácticas escolares: los retos del presente y del futuro imediato. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.73-94. ISSN 0104-4060.

Em nossa proposta desenvolvemos uma aproximação inicial aos conceitos de dimensão européia, dimensão intercultural e de multiculturalidade e sua relação com o ensino de história. Centramos nosso foco, principalmente, nas características que essas dimensões apresentam na realidade e na prática escolares, mostrando suas principais insuficiências e, ocasionalmente, deficiências. Finalmente, abordamos resultados de diversas investigações sobre as representações e atitudes dos jovens escolares espanhóis, que podem ser ampliadas a outros países, a respeito dos “estrangeiros” e os desafíos que estas representações apresentam para um ensino orientado à formação de cidadãos mais abertos, plurais e solidários.

Palabras clave : Multiculturalidade; Dimensão Européia e Intercultural; Ensino de História; Conhecimentos Escolares; Representações Escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )