SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42La multiculturalidad en la enseñanza de la Historia y el desajuste entre intenciones educativas y prácticas escolares: los retos del presente y del futuro imediatoHipóteses ontogenéticas relativas à consciência moral: possibilidades em consciência histórica de jovens brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

CHAPMAN, Arthur. Taking the perspective of the other seriously? Understanding historical argument. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.95-106. ISSN 0104-4060.

Este trabalho discute a natureza do argumento e seu papel e importância na aprendizagem histórica. Este trabalho descreve as estratégias pedagógicas desenvolvidas para auxiliar os alunos a compreender o que é o argumento, a estabelecer modelos de como os argumentos funcionam e a pensar como os argumentos podem ser avaliados. Estas estratégias são explicadas enquanto estratégias genéricas de pensamento crítico; e o artigo demonstra, então, como elas podem ser aplicadas em contextos de educação histórica. As estratégias descritas objetivam tornar claras, para os alunos, as relações lógicas incorporadas pelos argumentos, através do uso de analogias e estratégias de aprendizagem ativa. Estas procuram, primeiramente, possibilitar que os alunos representem relações lógicas de maneira concreta e, em segundo lugar, auxiliar os alunos a manipular e explorar estas relações.

Palavras-chave : Educação Histórica; Aprendizagem Histórica; Argumento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )