SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Ensino de história e formação de professores: narrativas de educadoresPesquisa em educação: confluências entre didática, história e antropologia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ABUD, Katia Maria. A guardiã das tradições: a história e o seu código curricular. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.163-171. ISSN 0104-4060.

Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Considera desde as primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuesta Fernández, que o entende como uma tradição social composta por ideias e princípios e por um conjunto de práticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.

Palabras clave : Didática da História; Ensino de História; Conteúdos de História.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )