SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Ensino de história e formação de professores: narrativas de educadoresPesquisa em educação: confluências entre didática, história e antropologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ABUD, Katia Maria. A guardiã das tradições: a história e o seu código curricular. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.163-171. ISSN 0104-4060.

Este trabalho estuda a permanência de conteúdos da História do Brasil nos programas escolares. Considera desde as primeiras formulações curriculares da disciplina nos programas do Colégio Pedro II até as propostas curriculares surgidas no final do século XX, para analisar a concepção da História escolar. Fundamenta-se no conceito de código curricular formulado por Raimundo Cuesta Fernández, que o entende como uma tradição social composta por ideias e princípios e por um conjunto de práticas profissionais que contribuem para fixar a História como disciplina escolar.

Palavras-chave : Didática da História; Ensino de História; Conteúdos de História.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )