SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A guardiã das tradições: a história e o seu código curricularFilosofia da educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e prática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GARCIA, Tânia Maria Figueiredo Braga. Pesquisa em educação: confluências entre didática, história e antropologia. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.173-191. ISSN 0104-4060.

A produção de pesquisas sobre processos constitutivos da experiência escolar, em suas múltiplas dimensões, impõe a necessidade de debate permanente sobre as abordagens de investigação, seus limites e possibilidades. Pesquisas sobre o ensino, de forma particular, têm estimulado o debate sobre pressupostos e estratégias para a realização de trabalhos empíricos, a partir do diálogo com as Ciências Sociais. A presença das abordagens etnográficas, com diferentes perspectivas, evidencia a contribuição da Antropologia para a pesquisa educacional, pela incorporação de vários elementos às formas de produzir conhecimentos sobre a escola e a sala de aula. É preciso reconhecer as transformações produzidas pela incorporação do conceito de cultura, mas, ao mesmo tempo, é preciso apontar dificuldades em superar o caráter a-histórico desse conceito. Debates recentes apontam possibilidades de estabelecer relações mais estreitas entre Educação e Antropologia Histórica e, dessa forma, integrar a dimensão temporal nas pesquisas etnográficas que estudam processos atuais de escolarização, incluindo-se aqueles caracterizados particularmente como situações didáticas.

Palabras clave : Pesquisa em Educação; Pesquisa Etnográfica; Educação Histórica; Relações entre Educação e Antropologia Histórica; Pesquisa em Situações Didáticas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )