SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Filosofia da educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e práticaFormação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

ZUIN, Vânia Gomes  and  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.213-228. ISSN 0104-4060.

Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual, em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.

Keywords : Teoria Crítica; Indústria Cultural; Memória; Tecnologias Digitais; Distração Concentrada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )