SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Filosofia da educação e formação de professores no velho dilema entre teoria e práticaFormação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

ZUIN, Vânia Gomes  e  ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Professores, tecnologias digitais e a distração concentrada. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.213-228. ISSN 0104-4060.

Os estudos das influências das novas tecnologias, presentes tanto na formação docente quanto em sua prática, têm sido objeto de muitas pesquisas na área de educação. Diante desse quadro, tem-se como objetivo investigar o modo como as novas tecnologias modificam a prática docente, principalmente no contexto atual, em que predomina a chamada distração concentrada nos processos de ensino e aprendizagem. Parte-se do pressuposto de que refletir sobre as relações entre tais tecnologias, os professores e os processos de ensino e aprendizagem implica considerar a redefinição imagética do professor, bem como dos métodos historicamente empregados para promover a disciplina e a concentração entre os estudantes.

Palavras-chave : Teoria Crítica; Indústria Cultural; Memória; Tecnologias Digitais; Distração Concentrada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )