SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Professores, tecnologias digitais e a distração concentradaPolíticas para a inclusão: estudo realizado em uma escola estadual de Belo Horizonte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CRUZ, Gilmar de Carvalho; SCHNECKENBERG, Marisa; TASSA, Khaled Omar Mohamad El  and  CHAVES, Letícia. Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.229-243. ISSN 0104-4060.

O estudo objetivou: a) compreender como professoras lidam com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais no contexto da Educação Física; b) analisar o processo de implementação de um programa de formação continuada junto a essas professoras. Participaram vinte professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Foram realizadas entrevistas coletivas e observações de aulas ministradas pelas participantes. Os resultados encontrados indicam que: a) a despeito de suas formações iniciais, as professoras elaboram alternativas de intervenção favoráveis à inclusão escolar; b) professores devem assumir a condição de protagonistas em programas de formação continuada.

Keywords : Inclusão Escolar; Formação Continuada; Políticas Educacionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )