SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Professores, tecnologias digitais e a distração concentradaPolíticas para a inclusão: estudo realizado em uma escola estadual de Belo Horizonte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CRUZ, Gilmar de Carvalho; SCHNECKENBERG, Marisa; TASSA, Khaled Omar Mohamad El  y  CHAVES, Letícia. Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.229-243. ISSN 0104-4060.

O estudo objetivou: a) compreender como professoras lidam com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais no contexto da Educação Física; b) analisar o processo de implementação de um programa de formação continuada junto a essas professoras. Participaram vinte professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Foram realizadas entrevistas coletivas e observações de aulas ministradas pelas participantes. Os resultados encontrados indicam que: a) a despeito de suas formações iniciais, as professoras elaboram alternativas de intervenção favoráveis à inclusão escolar; b) professores devem assumir a condição de protagonistas em programas de formação continuada.

Palabras clave : Inclusão Escolar; Formação Continuada; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )