SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Professores, tecnologias digitais e a distração concentradaPolíticas para a inclusão: estudo realizado em uma escola estadual de Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

CRUZ, Gilmar de Carvalho; SCHNECKENBERG, Marisa; TASSA, Khaled Omar Mohamad El  e  CHAVES, Letícia. Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivos. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.229-243. ISSN 0104-4060.

O estudo objetivou: a) compreender como professoras lidam com a proposta de inclusão escolar de alunos que apresentam necessidades especiais no contexto da Educação Física; b) analisar o processo de implementação de um programa de formação continuada junto a essas professoras. Participaram vinte professoras da rede municipal de ensino de uma cidade paranaense. Foram realizadas entrevistas coletivas e observações de aulas ministradas pelas participantes. Os resultados encontrados indicam que: a) a despeito de suas formações iniciais, as professoras elaboram alternativas de intervenção favoráveis à inclusão escolar; b) professores devem assumir a condição de protagonistas em programas de formação continuada.

Palavras-chave : Inclusão Escolar; Formação Continuada; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )