SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42Formação continuada de professores inseridos em contextos educacionais inclusivosA mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do ensino médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro  y  SOUZA, Sandra Freitas de. Políticas para a inclusão: estudo realizado em uma escola estadual de Belo Horizonte. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.245-261. ISSN 0104-4060.

Este trabalho, centrado nas Políticas Públicas para a Educação Inclusiva, enfatiza a formação de professores para trabalharem com alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. A pesquisa, realizada em 2007/2008, em uma Escola Estadual de Belo Horizonte, objetivou investigar a capacitação de docentes para essa modalidade de educação e avaliar o processo de inclusão dos mencionados alunos, em uma escola estadual de BH. Metodologicamente, optou-se pela denominada pesquisa "Quali-Quanti", na qual se aplicou um questionário que desenhou o perfil de 25 professoras da escola. Em termos qualitativos, foram entrevistadas 10 docentes, a diretora da escola e a gerente da Diretoria de Educação Especial (DEEP). Em síntese, foram estes os dados coletados: todas as professoras eram favoráveis à Educação Inclusiva; nenhuma delas tinha capacitação para trabalhar com essa educação e, apenas duas conheciam um pouco da legislação sobre a Educação Inclusiva; todas afirmaram tanto ter dificuldade de lidar com os referidos alunos quanto ser significativa a evasão escolar dos mesmos.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Formação de Professores para a Inclusão; Políticas Públicas para a Educação Inclusiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )