Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educar em Revista
versión impresa ISSN 0104-4060
Resumen
CORSI, Bianca Rodriguez. Relações e conflitos entre crianças na educação infantil: o que elas pensam e falam sobre isso. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.279-296. ISSN 0104-4060.
Atualmente corrobora-se a ideia da importância da infância e de dar voz às crianças, uma vez que estas são compreendidas enquanto sujeitos capazes de construir, transformar, produzir e reproduzir cultura. A partir deste novo paradigma e de uma problemática real da dinâmica de crianças da Educação Infantil, os conflitos interpessoais ocorridos entre elas, filmou-se e apresentou-se para as crianças, de 5 a 6 anos, cenas de suas rotinas objetivando que elas deem suas opiniões, hipóteses e sugestões acerca do que são conflitos e como se resolvem. Ouvir o que as crianças têm a dizer acerca dos conflitos que vivenciam valida a ideia da criança enquanto produtora de cultura e de conhecimento e, ainda, expande as possibilidades de pesquisa tendo como sustentação teórica e metodológica a Sociologia da Infância.
Palabras clave : Infância; Conflito; Wallon; Sociologia da Infância; Cultura.