SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número42A mídia televisiva e a transmissão de valores na ótica de alunos do ensino médioO ensino das principais características das serpentes peçonhentas brasileiras: avaliação das literaturas didáticas no ensino fundamental do Município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CORSI, Bianca Rodriguez. Relações e conflitos entre crianças na educação infantil: o que elas pensam e falam sobre isso. Educ. Rev. [online]. 2011, n.42, pp.279-296. ISSN 0104-4060.

Atualmente corrobora-se a ideia da importância da infância e de dar voz às crianças, uma vez que estas são compreendidas enquanto sujeitos capazes de construir, transformar, produzir e reproduzir cultura. A partir deste novo paradigma e de uma problemática real da dinâmica de crianças da Educação Infantil, os conflitos interpessoais ocorridos entre elas, filmou-se e apresentou-se para as crianças, de 5 a 6 anos, cenas de suas rotinas objetivando que elas deem suas opiniões, hipóteses e sugestões acerca do que são conflitos e como se resolvem. Ouvir o que as crianças têm a dizer acerca dos conflitos que vivenciam valida a ideia da criança enquanto produtora de cultura e de conhecimento e, ainda, expande as possibilidades de pesquisa tendo como sustentação teórica e metodológica a Sociologia da Infância.

Palabras clave : Infância; Conflito; Wallon; Sociologia da Infância; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )