SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Aplicación de programas de atención temprana siguiendo un modelo educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PEREZ-LOPEZ, Julio; MARTINEZ-FUENTES, María Teresa; DIAZ-HERRERO, Ángela  y  BRITO DE LA NUEZ, Alfredo G.. Prevención, promoción del desarrollo y atención temprana en la escuela infantil. Educ. Rev. [online]. 2012, n.43, pp.17-32. ISSN 0104-4060.

Este artigo evidencia a importância e a necessidade de implementar, no âmbito da atenção precoce, programas de prevenção primária destinados a promover o desenvolvimento infantil e o ajuste familiar e escolar. Descreve a experiência realizada desde 2005 pelo Grupo de Pesquisa em Atenção Precoce (GIAT), da Universidade de Murcia (Espanha), e analisa os resultados obtidos nos anos de 2010-2011 na Escola Infantil de Lorquí (Murcia, Espanha), com um grupo de 64 crianças e suas respectivas famílias. Os resultados indicam um progresso no desenvolvimento mental e psicomotor das crianças, entre o início e o final do curso escolar, o que evidencia a relevância deste tipo de programa. Também constata um melhor nível de desenvolvimento inicial nas crianças e famílias que frequentaram o programa de prevenção e promoção do desenvolvimento infantil frente aos que não o frequentaram.

Palabras clave : Atenção Precoce; Prevenção Primária; Promoção do Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Creche.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )