SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Prevención, promoción del desarrollo y atención temprana en la escuela infantil.Problemas do desenvolvimento infantil e intervenção precoce índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SANCHEZ-CARAVACA, Juan  y  GIL, Isidoro Candel. Aplicación de programas de atención temprana siguiendo un modelo educativo. Educ. Rev. [online]. 2012, n.43, pp.33-48. ISSN 0104-4060.

Na atualidade, a aplicação de programas de Atenção Precoce (AP) está mais interessada na relevância dos contextos educativos nos quais a criança se desenvolve e nas interações que esta estabelece com o meio. O modelo educativo ajusta-se muito bem aos novos conceitos e às novas formas da atenção precoce, baseadas numa perspectiva ecológico-transacional. Além da intervenção individual e sistematizada dirigida à criança, existem outros aspectos relevantes na atenção precoce, como a detecção, a supervisão do desenvolvimento ou a escolarização precoce. Neste artigo, efetua-se uma atualização dos programas de atenção precoce seguindo um modelo educativo. Revisam-se os antecedentes e a contextualização de um serviço público de AP subordinado à administração educativa de uma região espanhola (Murcia) e são descritos os seus diferentes programas. Finalmente, realiza-se uma série de considerações metodológicas e organizativas para a execução dos programas pelas equipes e pela própria administração pública.

Palabras clave : Atenção Precoce; Intervenção Precoce; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Programas de Intervenção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )