SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Aplicación de programas de atención temprana siguiendo un modelo educativoPrograma de intervenção e atenção precoce com bebês na educação infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FRANCO, Vítor; MELO, Madalena  y  APOLONIO, Ana. Problemas do desenvolvimento infantil e intervenção precoce. Educ. Rev. [online]. 2012, n.43, pp.49-64. ISSN 0104-4060.

A Intervenção Precoce (IP) é hoje uma prática multidisciplinar que procura responder às necessidades de crianças com perturbações do desenvolvimento e em situações de risco, ultrapassando os antigos modelos de estimulação precoce. O problema de decidir quais as crianças e famílias que devem ser apoiadas e as exigências do planejamento das intervenções acentuam a importância de um procedimento claro de caracterização, ou de diagnóstico, tanto das crianças como das situações. No modelo em que assenta a rede de intervenção precoce, de base local, implementada numa ampla região de Portugal, são enfatizadas as dimensões relacionais e contextuais do desenvolvimento e do risco. Dentro desta perspectiva, os autores têm procurado desenvolver práticas e instrumentos que permitam uma melhor elegibilidade dos casos e uma orientação técnica de intervenção mais focada nas efetivas necessidades da criança, da família e do contexto. São aqui apresentados os resultados da utilização da ODIP - Organização Diagnóstica em Intervenção Precoce - na caracterização das problemáticas de desenvolvimento e de risco de um total de 1.169 crianças e respetivos contextos.

Palabras clave : Intervenção Precoce; Desenvolvimento Infantil; Psicopatologia do Desenvolvimento; Diagnóstico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )